PARA O CUSCUZ
INGREDIENTES
- 1 xícara (chá) de farinha de milho flocada para cuscuz pré-cozida
- ½ xícara (chá) de água
- ½ colher (chá) de sal
MODO DE PREPARO
- Numa tigela misture a farinha de milho com o sal. Regue com a água aos poucos, misturando com uma colher para umedecer a farinha – ela deve ficar com a textura de areia molhada. Deixe hidratar por 5 minutos.
- Preencha o fundo da cuscuzeira com água e encaixe o cesto de vapor na panela. Transfira a farinha de milho hidratada para o cesto, sem compactar. Tampe e leve para cozinhar em fogo alto.
- Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos, ou até o cuscuz ficar bem macio. Enquanto isso, faça o pré-preparo do ensopado.
- Passado o tempo do cozimento, desligue o fogo e verifique: o cuscuz deve estar inflado, macio ao toque. Com cuidado para não se queimar, puxe a haste central do cesto para desenformar cuscuz. Transfira para uma tigela e solte o cuscuz com um garfo. Reserve enquanto prepara o ensopado.
PARA O ENSOPADO DE QUIABO
INGREDIENTES
- 200 g de quiabo (cerca de 20 unidades)
- ½ pimentão vermelho
- ½ cebola roxa
- 1 dente de alho
- 1 lata de tomate pelado em cubos (com o líquido)
- ⅔ de xícara (chá) de água
- 1 colher (sopa) de azeite
- ½ colher (chá) de semente de cominho
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- folhas de coentro a gosto para servir
MODO DE PREPARO
- Lave e seque bem os quiabos com um pano de prato limpo. Descarte as pontas e corte cada um em fatias de 1 cm, na diagonal. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave e seque o pimentão. Descarte as sementes e corte a metades em cubos de 1 cm.
- Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e acrescente a cebola e o pimentão. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos, até murchar. Enquanto isso, bata as sementes de cominho no pilão.
- Junte o alho e o cominho ao refogado. Mexa por 1 minuto para perfumar. Regue com a água e misture bem para incorporar os sabores. Adicione o tomate pelado, tempere com 1 colher (chá) de sal e pimenta a gosto. Mantenha em fogo médio até começar a ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho encorpar.
- Junte os quiabos cortados e deixe cozinhar por mais 6 minutos, mexendo de vez em quando, até ficar levemente macio. Atenção: não deixe o quiabo cozinhar por muito tempo para evitar que ele fique mole. Sirva a seguir com o cuscuz de milho, ovo frito e folhas de coentro.
PARA O OVO FRITO E FINALIZAÇÃO DO CUSCUZ
INGREDIENTES
- 3 ovos
- ⅓ de xícara (chá) de castanhas-de-caju torrada sem sal picada
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- azeite a gosto (ou óleo)
- sal a gosto
MODO DE PREPARO
- Na hora de servir, leve uma frigideira grande, de preferência antiaderente, com a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, adicione as castanhas picadas e mexa por 1 minuto para perfumar. Junte o cuscuz e mexa por 2 minutos para incorporar os sabores. Transfira o cuscuz para uma tigela e passe um pedaço de papel-toalha no fundo da frigideira para limpar – ela vai ser usada para o preparo dos ovos fritos.
- Numa tigela pequena quebre um ovo, com cuidado para não furar a gema. Volte a frigideira antiaderente ao fogo baixo e regue com 1 colher (chá) de azeite (se ela não for antiaderente, você pode usar outra frigideira menor só para o preparo dos ovos).
- Com cuidado, transfira o ovo para a frigideira e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos – com uma espátula de silicone, vá puxando a borda da clara para perto da gema, para manter o formato arredondado do ovo.
- Assim que a clara começar a firmar, tempere com sal a gosto e tampe a frigideira para o ovo terminar de fritar mas a gema ainda ficar mole – o vapor permite que a clara cozinhe por igual sem a base do ovo queimar. Transfira o ovo frito para um prato e repita com os outros, regando a frigideira com um fio de azeite a cada leva.