Ingredientes
260 g de farinha de milho amarela biju (flocada)
125 g de farinha de mandioca biju (flocada)125
2 colheres (chá) (10 g) de sal
1 1/2 xícara (360 ml) de água fervente
1/3 de xícara (80 ml) de óleo de girassol
1 xícara (240 ml) de água, à temperatura ambiente, aproximadamente
900 ml de óleo de girassol, para fritar
Passo a passo
1) Coloque as farinhas e o sal numa tigela e esfregue com as mãos até obter um pó.
2) Junte a água fervente e o óleo e mexa com uma espátula para umedecer tudo.
3) Logo que amornar, comece a trabalhar a massa com as mãos, juntando a água à temperatura ambiente aos poucos, até conseguir uma massa muito macia e que se solte das mãos.
4) Mantenha a massa num saco plástico para não se ressecar enquanto molda os pastéis, ou guarde-a bem fechada no plástico por até 24 horas na geladeira.
5) Pegue uma porção de massa do tamanho de uma bola de pingue-pongue, coloque sobre uma folha de plástico, cubra com outra folha e abra com um rolo até ficar com a espessura de uma casca grossa de banana.
6) Corte discos de uns 8 cm, coloque 1 colher (sopa) rasa de recheio no centro, dobre e feche o pastel.
7) Coloque os pastéis numa bandeja, cubra com filme plástico para que não se ressequem e deixe na geladeira por até 8 horas. Às vezes, eu congelo os pastéis já moldados por até um mês e os frito ainda congelados.
8) No máximo 30 minutos antes de servir, aqueça o óleo numa frigideira grande, mergulhe uns 4 ou 5 pastéis, banhe com óleo usando uma escumadeira e frite até que estejam dourados e crocantes.
9) Escorra, seque sobre papel absorvente e sirva em seguida com molho de pimenta.
10) Sugestões para rechear: carne moída com batata e pimenta-cambuci; carne moída caseira; carne-seca, cebola, tomate e pimentão; qualquer queijo que seja bom de ralar e derreta bem.