Ingredientes: |
– 4 batatas médias descascadas e picadas;
– 1 cenoura picada;
– água para cozinhar as batatas;
– 1 linguiça calabresa;
– 1 tomate picado;
– salsinha a gosto;
– 1 xícara de leite; (200ml)
– 2 colheres de sopa de queijo parmesão;
– 1 colher de chá de sal;
– queijo mussarela ralado grosso para gratinar;
Modo de Preparo: |
Coloque as batatas e a cenoura picada numa panela com água suficiente para cobrir as batatas. Cozinhe até que fiquem macias. Escorra e deixe esfriar um pouco.
Enquanto as batatas e a cenoura cozinham, bata a linguiça no liquidificador para que fique moída. Coloque numa panela e reserve.
Quando a cenoura estiver cozida e escorrida, bata somente a cenoura no liquidificador para que fique uma pasta.
Frite levemente a calabresa (não precisa acrescentar óleo) e quando ela estiver um pouco mais escura (uns 4 minutos), acrescente o tomate picado e a cenoura já batida no liquidificador.
Deixe cozinhando e se precisar, adicione um pouquinho de água.
Adicione também a salsinha picada e misture bem.
Quando o tomate já estiver desmanchado, desligue o molho do fogo e reserve.
No liquidificador, bata as batatas cozidas e escorridas, com o leite, o queijo parmesão e o sal. Bata bem, precisa estar um creme bem homogêneo, nem muito líquido nem espesso demais. Se for necessário, acrescente um pouquinho de leite e bata novamente.
Num refratário ou então em pratos fundos que possam ir ao forno, coloque um pouco do creme para forrar o fundo do prato, depois um pouco de molho de calabresa, mais uma camada de creme de batatas e por último um pouco de queijo mussarela para gratinar.
Se os ingredientes estiverem quentes, leve ao forno preaquecido em temperatura alta – 240°C por uns 5 minutos para gratinar. Se estiverem frios, coloque em temperatura média 200°C por uns 15 ou 20 minutos.
Tudo vai depender do tamanho do prato que você usar. O importante é que quando ele estiver quente, começa a borbulhar.