INGREDIENTES
- 1 xícara (chá) de ervilha seca
- 1 dente de alho
- 2 colheres (sopa) de tahine (pasta de gergelim)
- ¼ de xícara (chá) de caldo de limão
- 5 ramos de hortelã
- 3 colheres (sopa) de azeite
- ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
- sal a gosto
- folhas de hortelã a gosto para decorar
MODO DE PREPARO
- Numa tigela coloque a ervilha, cubra com 2 xícaras (chá) de água fervente e deixe de molho por 30 minutos – isso diminui o tempo de cozimento da ervilha. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.
- Lave e seque as folhas de hortelã. Com a lateral da lâmina da faca, amasse e descasque o dente de alho.
- Passado o tempo do demolho, escorra a água numa peneira e transfira a ervilha para uma panela média. Cubra com 1,5 litro de água, adicione o bicarbonato de sódio e leve ao fogo alto. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, ou até que a ervilha esteja bem macia. Atenção: utilize uma panela com borda alta, pois o bicarbonato espuma quando a água ferve.
- Assim que estiver cozida, passe a ervilha por uma peneira e deixe escorrer bem a água.
- No processador de alimentos, coloque a ervilha cozida ainda quente, junte o dente de alho, as folhas de hortelã, o tahine, o azeite, o caldo de limão e tempere com sal. Bata até formar uma pasta bem cremosa – bater a ervilha quente faz com que o homus fique bem lisinho e cremoso. Atenção: pode parecer muito mole por conta da ervilha quente, mas o homus atinge o ponto depois de esfriar.
- Transfira o homus para uma tigela e leve à geladeira por, no mínimo, 1 hora, para esfriar. Na hora de servir, regue com azeite e polvilhe folhas de hortelã a gosto.