ESPAGUETE COM MOLHO DE TOMATE ASSADO

ESPAGUETE COM MOLHO DE TOMATE ASSADO

INGREDIENTES

  • 150 g de espaguete
  • 5 tomates maduros
  • ½ pimentão vermelho
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • ½ xícara (chá) de muçarela de búfala (bolinhas pequenas)
  • azeite a gosto
  • 1 pitada de pimenta calabresa seca
  • folhas de manjericão a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • lascas de queijo parmesão a gosto para servir

MODO DE PREPARO

  1. Preaqueça o forno a 240 ºC (temperatura alta).
  2. Lave, seque e corte os tomates ao meio. Sem tirar a raiz da cebola, corte em duas metades no sentido do comprimento e cada metade e em três gomos – é importante manter a raiz para que as camadas da cebola não soltem e ela se mantenha úmida depois de assada. Descasque os gomos. Lave, seque e corte o pimentão ao meio; descarte as sementes e corte uma das metades em tiras de 1 cm – reserve a outra metade na geladeira para uma próxima receita. Descasque e corte os dentes de alho ao meio.
  3. Disponha as metades de tomate com a casca para baixo e o lado da polpa para cima – assim solta menos água. Distribua o restante dos legumes na assadeira, deixando espaço entre eles.Tempere com sal e pimenta a gosto e regue com 3 colheres (sopa) de azeite. Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos, ou até que os legumes estejam macios e levemente tostados.
  4. Enquanto isso, corte as bolinhas de muçarela de búfala ao meio, lave e seque as folhas de manjericão. Leve uma panela média com água ao fogo alto para ferver. Acrescente 1 colher (sopa) de sal, coloque o macarrão e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem, até ficar al dente.
  5. Retire a assadeira do forno e transfira metade dos legumes para o liquidificador. Tempere com a pimenta calabresa e bata até ficar liso.
  6. Assim que estiver cozido, escorra o espaguete e reserve. Transfira o molho batido para a panela, junte o restante dos legumes assados e leve ao fogo médio até ferver – aperte delicadamente os tomates para formar um molho rústico.
  7. Junte o espaguete ao molho, misture as folhas de manjericão e a muçarela de búfala. Sirva a seguir com lascas de parmesão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fettuccine Alfredo
MASSAS

Fettuccine Alfredo

O Fettuccine Alfredo é um dos pratos mais icônicos e amados da culinária italiana. Com sua combinação de massa fresca, creme de leite, manteiga e queijo parmesão, este prato simples, mas decadente, é uma verdadeira indulgência para os amantes da boa comida. Neste artigo, vamos explorar a história e a receita autêntica do Fettuccine Alfredo, […]

Leia Mais
Macarrão com Pesto de Manjericão
MASSAS

Macarrão com Pesto de Manjericão

O macarrão com pesto de manjericão é um prato clássico da culinária italiana, conhecido por sua simplicidade e pelo sabor fresco e aromático do molho de pesto. Esta combinação deliciosa de massa e manjericão é uma verdadeira celebração dos ingredientes frescos e saudáveis, perfeita para qualquer ocasião. Neste artigo, vamos explorar a história e a […]

Leia Mais
Ravioli com Molho de Manteiga e Sálvia
MASSAS

Ravioli com Molho de Manteiga e Sálvia

O ravioli com molho de manteiga e sálvia é um prato clássico da culinária italiana, conhecido por sua simplicidade e sabor requintado. Esta combinação de massa recheada, molho de manteiga dourada e folhas de sálvia crocantes é uma verdadeira festa para os sentidos. Neste artigo, vamos explorar a história e a receita autêntica do ravioli […]

Leia Mais
pt_BRPortuguese