INGREDIENTES
- 1 couve-flor pequena (3 xícaras (chá) cortada em floretes pequenos)
- 1 ½ xícara (chá) de lentilha
- ⅓ de xícara (chá) de amêndoas com casca picadas grosseiramente
- 1 dente de alho pequeno
- ½ xícara (chá) de caldo de limão
- 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
- 2 colheres (sopa) de mel
- 1 ½ colher (chá) de cominho em pó
- ¼ de colher (chá) de canela em pó
- ½ colher (chá) de páprica doce
- azeite a gosto
- sal a gosto
- folhas de salsinha a gosto para servir
- sementes de romã a gosto (opcional)
MODO DE PREPARO
- Numa panela média, cubra as lentilhas com 1,5 litro de água e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, ou até as lentilhas estarem cozidas, mas al dente. Enquanto isso, prepare o molho.
- Descasque e passe o dente de alho pelo ralador sobre uma tigela pequena. Adicione ⅓ de xícara (chá) de azeite, o caldo de limão, o extrato de tomate, o mel, o cominho, a canela e 1 colher (chá) de sal. Misture bem para emulsionar (se preferir, prepare o molho num pote com tampa e chacoalhe bem).
- Assim que estiverem cozidas, escorra as lentilhas por uma peneira e passe sob água corrente para cessar o cozimento e amornar. Escorra bem a água e transfira os grãos para uma tigela. Adicione o molho e misture delicadamente — a lentilha morna absorve melhor os sabores do molho.
- Corte a couve-flor em floretes pequenos, lave sob água corrente e seque bem numa centrífuga de saladas – quanto mais secos, mais dourados ficam os floretes. Transfira para uma tigela, tempere com a páprica, uma pitada de sal e 1 colher (sopa) de azeite. Misture bem.
- Leve uma frigideira grande antiaderente ao fogo médio para aquecer. Regue com um fio de azeite, coloque os floretes de couve-flor e doure por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando.
- Junte a couve-flor à lentilha, adicione as amêndoas picadas, folhas de salsinha e sementes de romã a gosto. Misture delicadamente e sirva a seguir. Se preferir, leve à geladeira para apurar os sabores por 1 hora antes de servir.