PARA O ROSBIFE
INGREDIENTES
- 1 peça de filé mignon para rosbife (cerca de 750 g)
- 1 colher (chá) de mostarda amarela em pó
- 1 colher (chá) de páprica defumada
- 6 figos
- azeite a gosto
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
- Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Retire a peça de filé mignon da geladeira e deixe em temperatura ambiente por 15 minutos, enquanto o forno aquece.
- Numa tigela pequena, misture a páprica com a mostarda em pó. Disponha a peça de filé mignon na tábua e tempere com sal, pimenta e a mistura de mostarda com páprica. Regue com ½ colher (sopa) de azeite e espalhe bem com as mãos por toda a superfície da carne.
- Transfira o filé mignon para uma assadeira grande e leve ao forno para assar por 15 minutos. Após esse tempo, diminua a temperatura para 180 ºC (temperatura média) e deixe o rosbife no forno por mais 10 minutos para assar a carne com o interior bem vermelhinho (mal passada). Se quiser ao ponto, deixe assar por mais 5 minutos. Enquanto o rosbife assa, prepare o molho (veja a etapa de preparo do molho abaixo).
- Retire a assadeira do forno e deixe o rosbife descansar por 10 minutos antes de cortar – nesse período os sucos se redistribuem, deixando a carne mais suculenta. Enquanto isso, prepare os figos grelhados.
- Lave bem a casca dos figos sob água corrente. Seque e corte 3 figos ao meio e 3 figos em quartos. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Regue com um fio de azeite e disponha os figos com o lado cortado para baixo. Deixe dourar por 2 minutos de cada lado. Sirva o rosbife com os figos grelhados e o molho.
PARA O MOLHO
INGREDIENTES
- ½ xícara (chá) de vinho tinto
- ¼ xícara (chá) de geleia de figo
- ½ cebola
- 1 dente de alho
- 1 xícara (chá) de água
- ½ colher (sopa) de azeite
- 2 ramos de tomilho
- 6 grãos de pimenta-do-reino
- sal a gosto
- ½ colher (sopa) de manteiga gelada
MODO DE PREPARO
- Descasque e fatie a cebola em meias-luas. Com a lateral da faca, amasse o dente de alho e descasque – nem precisa picar.
- Leve uma panela pequena ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, adicione a cebola e tempere com uma pitada de sal. Refogue por 2 minutos até ficar bem dourada. Junte o alho amassado, os ramos de tomilho e os grãos de pimenta-do-reino e mexa por 2 minutos para perfumar.
- Regue com a água e mexa bem raspando o fundo da panela para dissolver os queimadinhos. Acrescente o vinho e deixe cozinhar por 5 minutos para formar um caldo saboroso.
- Com uma peneira, coe o caldo sobre uma tigela e volte à panela (nem precisa lavar). Misture bem a geleia de figo com um batedor de arames para dissolver. Mantenha a panela em fogo médio e deixe cozinhar, sem mexer, por cerca de 10 minutos contados após a fervura – o molho reduz quase pela metade, fica mais espesso e brilhante. Para saber o ponto, mergulhe uma colher. Ela deve sair da panela com uma película brilhante de molho.
- Desligue o fogo, acrescente a manteiga gelada e mexa a panela, fazendo movimentos lentos e circulares para derreter bem devagar e deixar o molho mais encorpado. Sirva a seguir.