FILÉ DE PESCADA FRITA COM SALADINHA DE ERVAS E PURÊ DE ERVILHA

FILÉ DE PESCADA FRITA COM SALADINHA DE ERVAS E PURÊ DE ERVILHA

PARA O PURÊ

INGREDIENTES

  • 300 g ervilha congelada
  • 1 cebola picada fino
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • ¼ de xícara (chá) de água
  • folhas de hortelã lavadas a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

1. Coloque a manteiga numa frigideira grande e leve ao fogo médio. Assim que derreter, junte a cebola e refogue por cerca de 3 minutos até murchar.

2. Acrescente as ervilhas congeladas, misture e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Refogue por cerca de 5 minutos para descongelar. Acrescente a água e deixe cozinhar por mais 2 minutos, até a ervilha ficar macia.

3. Transfira as ervilhas (com o líquido do cozimento) para o copo do mixer. Acrescente as folhas de hortelã e bata até formar um purê (se preferir bata o purê no liquidificador). Prove e acerte o sal. Transfira para uma tigela e reserve.

PARA OS FILÉS DE PEIXE

INGREDIENTES

  • 4 filés de pescada (cerca de 300 g)
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • caldo de ½ limão
  • 1 cebola roxa
  • folhas de salsinha a gosto
  • folhas de hortelã a gosto
  • folhas de coentro a gosto
  • óleo para fritar
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • cubos de gelo

MODO DE PREPARO

1. Descasque e fatie a cebola em meias-luas finas. Transfira para uma tigela, acrescente alguns cubos de gelo e cubra com água. Deixe a cebola na água gelada enquanto prepara os filés de peixe – a água gelada ajuda a eliminar o ardido da cebola.

2. Numa travessa coloque os filés de peixe, regue com o caldo de limão e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Deixe em temperatura ambiente enquanto separa os outros ingredientes.

3. Coloque a farinha de trigo num prato fundo (ou assadeira), tempere com sal a gosto e misture. Forre uma travessa com papel-toalha e reserve.

4. Leve ao fogo médio uma frigideira com cerca de ¼ de xícara (chá) de óleo para aquecer – a quantidade de óleo pode variar de acordo com o tamanho da frigideira, use o suficiente apenas para cobrir o fundo.

5. Retire dois filés de peixe do tempero e deixe escorrer o excesso de caldo de limão. Passe pela farinha de trigo, empanando bem dos dois lados – pressione delicadamente com as mãos para a farinha grudar.

6. Assim que o óleo estiver quente, coloque delicadamente os filés de peixe empanados. Deixe por cerca de 3 minutos até ficar com a casquinha dourada. Com uma escumadeira, vire os filés para dourar o outro lado por igual. Enquanto isso, empane os filés de peixe restantes.

7. Transfira os filés de peixe fritos para a travessa forrada com papel-toalha. Repita o procedimento com os outros filés empanados. Escorra a água da cebola roxa.

8. Para montar os pratos: sirva duas colheradas do purê de ervilhas e coloque um filé de peixe sobre o purê; cubra com um pouco das ervas e fatias de cebola; tempere as ervas com azeite, sal e pimenta. Sirva a seguir com molho de tahine.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Camarão ao Alho e Limão
PEIXES E FRUTOS DO MAR

Camarão ao Alho e Limão

O camarão ao alho e limão é uma delícia da culinária mundial, conhecido por sua combinação perfeita de sabores frescos do mar, alho aromático e o toque cítrico do limão. Este prato simples, mas repleto de sabor, é uma opção perfeita para uma refeição rápida e deliciosa. Neste artigo, vamos explorar a receita autêntica do […]

Leia Mais
Paella Espanhola
PEIXES E FRUTOS DO MAR

Paella Espanhola

A paella é um prato espanhol icônico, conhecido por sua combinação única de arroz, frutos do mar, carne, vegetais e especiarias, tudo cozido em uma grande paellera (panela de paella) para criar uma explosão de sabores e cores. Originária da região de Valência, na Espanha, a paella é uma verdadeira celebração da culinária espanhola, e […]

Leia Mais
Lasanha de Vegetais
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL MASSAS

Lasanha de Vegetais

A lasanha de vegetais é uma maneira deliciosa e saudável de desfrutar deste prato clássico italiano, substituindo a carne por uma variedade de legumes frescos e saborosos. Esta receita é perfeita para os amantes de vegetais ou para quem procura uma opção vegetariana para uma refeição reconfortante. Neste artigo, vamos explorar como preparar uma lasanha […]

Leia Mais
pt_BRPortuguese