BRÓCOLIS ASSADO COM MOLHO DE MISSÔ

BRÓCOLIS ASSADO COM MOLHO DE MISSÔ

INGREDIENTES

  • 1 maço de brócolis
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • ½ xícara (chá) de missô (pasta de soja fermentada, cerca de 120g)
  • 50 g de manteiga em ponto pomada
  • 1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
  • 4 colheres (sopa) de água filtrada
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • ⅓ de xícara (chá) de sementes de girassol tostadas

MODO DE PREPARO

  1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).
  2. Descarte a base grossa dos talos do brócolis. Corte os ramos em tamanhos médios, de cerca de 8 cm de comprimento – se estiverem muito grossos, corte os floretes ao meio. Corte também os talos mais finos e as folhas em pedaços de cerca de 8 cm.
  3. Coloque o brócolis cortado numa tigela, cubra com água e mexa bem com as mãos para lavar – é mais fácil lavar o brócolis depois de cortado. Transfira os pedaços para uma centrífuga de saladas e seque bem – quanto mais seco melhor para assar.
  4. Numa assadeira grande e funda, coloque os pedaços de brócolis (floretes, talos e folhas), regue com o azeite e tempere com pimenta a gosto. Misture bem com as mãos para envolver todos os pedaços. Atenção: não adicione sal, pois o molho de missô já é salgado.
  5. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos – na metade do tempo, ou assim que os pedaços da superfície começarem a ficar tostadinhos, dê uma misturada com uma pinça para assar por igual. Enquanto isso prepare o molho de missô.
  6. Numa tigela, com uma espátula de silicone, misture bem a manteiga com o missô até formar uma pasta. Junte o vinagre e misture novamente para incorporar.
  7. Transfira a pasta de manteiga e missô para uma panela pequena e leve ao fogo baixo. Mexa com a espátula por cerca de 2 minutos até a pasta começar a ficar mais fluida e brilhante – a manteiga vai derreter aos poucos, mas sem se separar dos outros ingredientes, deixando a pasta na textura de brigadeiro mole. Vá acrescentando a água aos poucos, mexendo a cada adição para incorporar até formar um molho mais fluido – o molho deve ser fluido mas cobrir as costas de uma colher. Reserve.
  8. Retire o brócolis do forno e sirva a seguir com o molho de missô e as sementes de girassol tostadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Lasanha de Vegetais
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL MASSAS

Lasanha de Vegetais

A lasanha de vegetais é uma maneira deliciosa e saudável de desfrutar deste prato clássico italiano, substituindo a carne por uma variedade de legumes frescos e saborosos. Esta receita é perfeita para os amantes de vegetais ou para quem procura uma opção vegetariana para uma refeição reconfortante. Neste artigo, vamos explorar como preparar uma lasanha […]

Leia Mais
TOMATES ASSADOS COM PARMESÃO
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

TOMATES ASSADOS COM PARMESÃO

Os tomates assados com parmesão são uma entrada simples e deliciosa que realça o sabor natural dos tomates e acrescenta um toque de sabor intenso do queijo parmesão. Esta receita é fácil de preparar e é uma ótima opção para aproveitar ao máximo os tomates maduros da estação. Os tomates assados ficam macios e suculentos, […]

Leia Mais
ACELGA REFOGADA COM LARANJA E CASTANHA-DE-CAJU
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL SALADAS E MOLHOS

ACELGA REFOGADA COM LARANJA E CASTANHA-DE-CAJU

A acelga refogada com laranja e castanha-de-caju é uma opção deliciosa e saudável para variar o cardápio do dia a dia. Esta receita combina a acelga, uma verdura rica em nutrientes e fibras, com o sabor cítrico da laranja e o crocante das castanhas-de-caju, criando um prato colorido e cheio de sabor. Além disso, é […]

Leia Mais
pt_BRPortuguese